top of page
Buscar
Foto do escritorPriscila Chiari

Psicoterapia infantil

Atualizado: 9 de ago. de 2018

Comunicação através do brincar


Ludoterapia

"Como é o atendimento infantil"? "Os pais ficam presentes no consultório com a criança"? "Eu trago o meu filho para a clínica somente para ele brincar"? Essas são algumas das dúvidas dos pais quando procuram o psicólogo infantil. As crianças apresentam uma maneira singular de expressar os seus sentimentos e emoções. Muitas vezes, por não terem claro o que está acontecendo e o que estão sentindo, a comunicação verbal se torna mais escassa.

Vocês devem estar se perguntando: "Então como é possível a psicoterapia infantil sem a verbalização"? As crianças expressam e se comunicam através do brincar. Por meio do brincar é possível a criança representar o seu mundo interno, os seus conflitos, os seus sentimentos e as suas angústias. Também é o instrumento que permite a vinculação com o terapeuta, possibilitando a interação e consequente mudanças.


As crianças se comunicam através do brincar
Ludoterapia

O psicólogo infantil dispõe de vários materiais lúdicos como jogos, desenhos, tintas, bonecos, dentre outros que permitem a criação e a fantasia da criança, o que, por sua vez, proporciona o entendimento e a compreensão das vivências infantis repletas de significados. Cabe ao profissional auxiliar a criança a elaborar e ressignificar, por meio do brincar, as suas experiências.


O papel dos pais ou responsáveis é fundamental na terapia infantil, pois a família é o primeiro sistema de relações da criança e é nesse espaço que ela aprende a falar suas primeiras palavras e a se incluir socialmente. Em geral, os pais são as pessoas que melhor conhecem seus filhos, podendo contribuir com informações muito importantes para o trabalho do psicólogo. Assim, atuam como co-participantes no processo psicoterápico dos filhos, e, em conjunto com o psicólogo, irão pensar e desenvolver uma melhor maneira de ajudar a criança no conflito vivido.

Espero ter ajudado vocês com essa temática! Estamos abertos a perguntas e sugestões de temas.


Abraços,

Priscila Chiari.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page