A palavra adolescência tem a sua origem no latim “Adolescentia”, tendo como significado “crescer para”. A organização Mundial de Saúde define a adolescência como um período compreendido dos 10 aos 19 anos, sendo dividido em “Pré- adolescência” (10 aos 14 anos) e “Adolescência” (15 aos 19 anos).
Caracterizada como um período transitório entre a infância e a vida adulta, a adolescência é marcada por mudanças físicas, comportamentais e emocionais, frequentemente acompanhadas por instabilidades nas emoções e nos comportamentos dos adolescentes, que podem se apresentar mais sociáveis em um momento e mais introvertidos em outros.
Também é a fase onde se começa a despertar interesses por assuntos antes adormecidos na infância, como a sexualidade, a preocupação com a escolha profissional, a necessidade de pertencimento a um grupo de amigos e a curiosidade com álcool e drogas.
Para as famílias, muitas vezes é um grande desafio lidar com a adolescência. Por ser um período onde ocorre a busca pela própria identidade, o adolescente volta-se mais para o seu mundo interior, a fim de se conhecer melhor, questionando as concepções dos pais, da escola e dos colegas.
Diante disso, é muito importante que o ambiente familiar seja um espaço acolhedor e seguro, deixando o adolescente mais confortável para se expressar. Isso não significa que não devam ser estabelecidos limites e regras a serem cumpridos. Apenas que é possível encontrar em suas famílias apoio para a caminhada frente a fase adulta.
Ótimo!