top of page
Buscar

Acesso (ir)restrito a informações inapropriadas

  • Foto do escritor: Priscila Chiari
    Priscila Chiari
  • 25 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Vários acontecimentos recentes, como a aparição da personagem Momo no Youtube Kids, as mortes na escola de Suzano e o ataque à mesquita na Nova Zelândia, tem motivado a preocupação dos pais em relação à segurança das crianças.

Em um mundo com fácil acesso às tecnologias, nem sempre é possível aos pais selecionar ou filtrar as informações acessadas por seus filhos. Mas então, como proceder diante desse desafio?

· É importante que os pais se acolham, antes de acolher as crianças. Adultos também podem sentir medo e insegurança. Não há nada de errado nisso. Ao aceitar essas incertezas e preocupações, os pais estão se acolhendo, tornando-se mais fácil acolher também o desconforto da criança.


· Conversem com seus filhos a respeito da circulação de vídeos e notícias inapropriadas na internet, abrindo espaço para a comunicação e o relato da criança caso tenha tido acesso a essas informações. É importante instruí-las, ensinando como lidar com essas situações, visto que nem sempre terão um adulto por perto para auxiliá-las.


· É possível, para os pais, acompanhar e restringir o acesso das crianças a alguns canais. Mas tenham em mente: não é possível controlar e garantir que seus filhos, em nenhum momento, tenham contato com essas informações. E se tiverem? Ajude-os a descrever seus sentimentos e os acolham. É a partir de um diálogo aberto que as crianças vão desenvolver repertórios para administrar os conteúdos que aparecem e a lidar com os seus sentimentos.


· Situações de violência geram medo e insegurança coletiva, nos colocando diante da nossa vulnerabilidade. Sendo assim, evite ficar divulgando fotos e vídeos desses acontecimentos em redes sociais. Isso somente colabora para criar pânico coletivo. Precisamos, sim, conversar sobre isso, mas a propagação de imagens de violência em nada vai ajudar.


· Por fim, procurem acompanhar o dia-a-dia infantil e sempre estar conectados ao seus filhos. Isso permitirá que eles tenham confiança na relação de vocês.


Um beijo a todos.

Espero ter ajudado com esse textinho.

Opmerkingen


CONTATO:

Fone: 61. 98317 - 7080

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2018 Web Design por Nourish conteúdo visual

   Os conteúdos desse canal estão protegidos por direitos autorais. A exibição e compartilhamento em redes sociais ou outras plataformas online é permitida desde que você cite os links originais. É vedado copiar parcial ou na íntegra para exibição sem menção ao link original.

Símbolo_(Fundo_Transparente)_-_Priscila.

Priscila Chiari (Psicóloga - CRP-01/18468)

bottom of page